terça-feira , 22 outubro 2019

HISTÓRIA

O SINDIGRÁFICOS-ES tem uma história na luta pelos trabalhadores gráficos do Estado do Espírito Santo.

Nosso sindicato foi fundado oficialmente em Julho de 1959 e se chamava Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Vitória. Mais tarde, diante do avanço do setor gráfico em todos os municípios do ES, a entidade passou a se denominar Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado do Espírito Santo, abrangendo todos os pólos desse setor em todo o Estado, o que se deu em Setembro de 1987 com a extensão da base territorial, que se tornou Estadual.

O SINDIGRÁFICOS-ES começou com grandes dificuldades em uma pequena sala emprestada e enfrentou inúmeras dificuldades em sua trajetória. Em 1989 o Sindicato começou a tomar forma com a Eleição e Posse do então Presidente Sr. José Carlos Grecy Pereira através de visitação junto com outros Diretores a todas as gráficas do Estado, ouvindo todos os trabalhadores, fazendo uma ampla campanha de Sindicalização, explicando o que era e para que servia a entidade. Os anos foram passando, e o Sindicato e sua Diretoria foram crescendo e se aperfeiçoando, e em cada ano de Negociação Coletiva as conquistas foram só se ampliando e a Convenção Coletiva da Categoria foi se tornando a cada ano mais completa e com mais  direitos adquiridos.

Em 1998 nossa entidade passou por uma ampla reestruturação e modernização ainda sob administração do Presidente José Carlos Grecy Pereira, porém em outra gestão. (Vale lembrar que o Sindicato sempre cumpriu seu Estatuto Social no que tange ao Processo Eleitoral Sindical de forma democrática e legítima). Assim, com  administração responsável de recursos e apostando na transparência como lema principal,  o sindicato conquistou, ou seja, adquiriu sua Sede Própria, saindo dessa forma definitivamente do “aluguel”, fortalecendo ainda mais a entidade na luta em defesa dos trabalhadores.

Estamos presentes nas principais lutas do trabalhador,  no dia-a-dia em várias empresas e também nas lutas nacionais a favor da categoria como a mobilização para a coleta de assinaturas pelas 40 horas semanais.

Nosso sindicato ampliou também o reconhecimento à categoria na central sindical e entidades de nível nacional. Nosso ex-presidente e atual Diretor de Finanças, Sr. José Carlos Grecy Pereira é também Diretor da Confederação Nacional “UGT” (União Geral dos Trabalhadores), ocupando o cargo de Secretário Executivo – DO MOVIMENTO CIRCULISTA e na Diretoria Executiva ocupando a pasta de Secretário de Assuntos Regionais da FNTIG (Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas) e Secretário daCET” (Comissão Estadual do Trabalho).

O SINDIGRÁFICOS-ES tem ainda representação na “UGT” Estadual através dos companheiros: O Vice-Presidente do Sindicato Sr. Nilton Cézar Dias Louzeiro, ocupando o cargo de Secretário para Assuntos do Meio Ambiente, e a trabalhadora e ex-diretora do Sindicato, Srª Alessandra Mattos Peres, ocupando o cargo de 1ª Diretora do Conselho Fiscal. Possui ainda outra representação na FNTIG através do companheiro e Diretor de Imprensa e Divulgação do Sindicato, Sr. Arildo Taquetti, ocupando o cargo de 2º Suplente do Conselho Fiscal.

Este é o nosso SINDIGRÁFICOS-ES. Uma entidade forte e preparada para enfrentar e vencer os desafios do presente e do futuro!

COPYRIGHT 2016 SINDIGRAFICOS-ES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
WEBMASTER: ALEXANDRE TORRES