terça-feira , 22 outubro 2019

15ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da UGT

A filiação de sete novas entidades sindicais marcou a abertura da 15ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da UGT. O evento teve inicio na segunda-feira, dia 20, nas dependências do Hotel Braston, situado na rua Martins Fontes, no centro da capital paulista.
As entidades sindicais foram apresentadas pelo vice-presidente da UGT, deputado federal Ademir Camilo, que também preside a UGT estadual de Minas Gerais. Com isso, passaram a engrossar as fileiras sindicais da UGT as seguintes entidades: Sindicato dos Cegonheiros de Minas Gerais, Sindicato dos Cegonheiros de São Bernardo, Sindicato de Cargas de Guarulhos, Sindicato dos Policiais Federais de Minas, Sindicato de Carga Pesada de São Paulo, Sindicato dos Policiais Federais de Brasília e Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo. Com a filiação dos sindicatods da Polícia Federal, a UGT que já tinha em seu estatuto a Secretaria de Segurança Pública, deu posse a esses novos filiados e convoca os outros sindicatos ligados a área, para elaborar uma pauta de atividades.
O presidente da UGT Ricardo Patah, destacou a importância destas novas filiações, que contribuem de forma significativa para o fortalecimento da União Geral dos Trabalhadores. Patah também destacou ações da UGT em defesa da classe trabalhadora como a campanha nacional pela redução das taxas de juros dos cartões de crédito, e a preocupação da central em assegurar as conquistas e ampliar os direitos, mesmo diante da crise financeira internacional, da qual certamente Brasil não sairá ileso.
Origens da Crise
Para enriquecer o debate em busca de alternativas e propostas para que o ônus da crise não venha recair sobre os trabalhadores, a UGT convidou o professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo, que após a abertura da plenária ministrou uma palestra que teve como tema Origens e Natureza da Crise Atual” .
Em sua apresentação o economista mostrou através de gráficos a origem da crise nos últimos 40 anos, desde a expansão do período pós guerra, passando pela globalização até os dias de hoje, traçando um comparativo entre a economia norte-americana, europeia, com ênfase no crescimento da economia chinesa e suas consequências. Outro aspecto abordado por Belluzzo, foi o endividamento das famílias que em 1975 era de 60% e em 2008 saltou para 170%.
A 15ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da UGT, terá continuidade na próxima terça-feira, dia 21, quando serão dados prosseguimentos às questões de avaliação da conjuntura nacional, eleições municipais 2012 e campanhas e ações da UGT.
Joacir Gonçalves, da Redação da UGT
Fotos: FH Mendes. 20/08/2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

COPYRIGHT 2016 SINDIGRAFICOS-ES. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
WEBMASTER: ALEXANDRE TORRES